A história do Museu de Cerâmica

O Museu de Cerâmica, em Caldas da Rainha, foi criado oficialmente em 1983, correspondendo aos desejos da população caldense. Encontra-se instalado na antiga Quinta do Visconde de Sacavém, no Avenal, mandada construir na década de 1890 pelo segundo Visconde de Sacavém, coleccionador, ceramista e importante mecenas dos ceramistas caldenses.

O Edifício é constituído por um palacete tardo-romântico, que abriga a exposição permanente, e por um edifício secundário onde se situa a sala de exposições temporárias, a loja, a olaria e o centro de documentação.
Encontra-se rodeado por jardins com as alamedas, canteiros, floreiras, lagos e um auditório, sendo de realçar as decorações cerâmicas, que ornamentam todo o conjunto e incluem azulejos do século XVI ao século XX, estatuária e elementos arquitectónicos cerâmicos.
O acervo do Museu integra diversas colecções representativas da produção cerâmica de Caldas da Rainha e de outros centros cerâmicos do país e do estrangeiro.
As colecções compreendem peças da cerâmica antiga caldense dos séculos XVII e XVIII e núcleos que este centro cerâmico produziu no século XIX e primeira metade do século XX. São de salientar as produções da barrista Maria dos Cacos, autora de peças utilitárias antropomórficas e de Manuel Mafra.
Merece um especial destaque o núcleo de peças da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, um dos conjuntos mais representativos da produção do grande mestre da cerâmica caldense e que documenta a profusa laboração, entre 1884 e 1905, da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.
Estão também integradas nestas colecções núcleos de faianças da Fábrica do Rato, de olaria tradicional, de produção local de escultura e miniatura dos séculos XIX e XX.
Destaca-se um núcleo de cerâmica contemporânea de autor que inclui, entre outros peças de Llorens Artigas, Júlio Pomar e painéis de azulejos e cerâmicas de Manuel Cargaleiro.
Possui ainda uma colecção de azulejaria que integra produção portuguesa, hispano-mourisca e holandesa do século XVI ao século XX e que é constituída por cerca de 1200 azulejos e por 40 painéis.

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